sábado, 31 de outubro de 2009

Rastreios

Há cerca de uma semana, exactamente 6 dias, que o danadinho do meu olho esquerdo se encontrava totalmente desassossegado!!!
O sacaninha, todos os dias se mostrava saltitante e anormalmente irrigado (estas características não eram simples devaneios psicológicos meus, eram perceptíveis ao exame físico de palpação e à inspecção).
O vício da profissão induz-me rapidamente a realizar uma urgente lista de diagnósticos diferenciais para hipertensão e stress oculares:
-Diabetes
-Glaucoma
-Cansaço ocular (leitura, computador, televisão…)
A lista poderia ser mais extensa, mas perdeu o interesse a meio, acho que me distraí.
Faço-me acompanhar de uma rapariga “bacana” e circulamos na linha azul do metro de Lisboa. Marquês de Pombal é a estação… Um rapaz loiro salta em direcção a nós e mal lhe consigo ver a cara, carrega múltiplas florezitas de peluche e numa voz esganiçada e de uma simpatia ensaiada pergunta se não queremos ajudar a Associação…
“E a mim quem me ajuda?” penso, rabugenta, o meu dia está a ser longo… A “bacana” olha para mim, se eu não a controlo vê-se obrigada a ajudar todas as associações, mendigos, pedintes e amigos próximos por não saber dizer “Não!”.
Recuso comprar uma florzita, apesar de ser solidária com a dita Associação. Tal acto não é suficiente para conseguirmos seguir o nosso caminho. A Sra. Lúcia Qualquer Apelido (ao que percebo da mesma Associação) pergunta-nos se nos pode fazer um rastreio: Diabetes! “Não custa nada, só uma picadinha no dedo, em troca de uma moedinha para a Associação!”
Diabetes? Olha… se bem me recordo era um dos diagnósticos que me atormentava para justificar o comportamento do meu rebelde olho atleta de ginástica rítmica…Claro que queremos fazer o rastreio! (Ignorei a face pálida e suada da minha companheira “bacana”…mal sabia eu o que me esperava.)
A Sra. Lúcia, solícita, senta-me numa cadeirinha em frente à sua mesa de rastreio improvisada e pega no álcool para desinfectar o meu dedo do qual vai extrair a gota da verdade …
Enquanto a “bacana” agoniza de ansiedade e medo ao meu lado, eu oiço a Lúcia, hipocondríaca com justificação, revelar todas as suas maleitas que, contudo, não a impedem de ajudar o próximo:
“Sabe, jovem, eu sofro muito de hipertensão. Sou diabética, padeço de ansiedade e de stress. O que me incomoda mais, sabe, é a apneia do sono, mas os joanetes é que me dão mais trabalho, fui agora operada a 5ªvez, porque…”
Arregalo os olhos e faço uma expressão de atenção e de pesar…a “bacana” continua lívida mas eu nem dou por isso.
A Lúcia prossegue: “Hoje em dia, há muitos camelos… olhe eu ajudo toda gente, ainda no Natal passado faleceu o Sr. Sousa e não lhe tem faltado nada…claro que também lhe ajudo a mulher e os filhos que ela não tem pernas a pobrezinha!”.
Após todo o ritual de desinfecção e de preparação da máquina que me iria medir a glicemia, a Lúcia pica-me o dedo, de onde brota uma gotinha encarnada…Compasso de espera…a máquina lê o resultado…………….88!!
Não sou diabética, maldito olho que me aterrorizou durante 6 dias, yeahhh! Venha esse bolo recheado de chocolate que eu não sou diabética! Weeeeeeeeeeeeeeeeeeee…..
Lúcia continua a bombardear-nos com a sua experiência de vida: “ Eu sim sou solidária, não sou como as madames que vão ajudar no Banco Alimentar e depois levam tudo para casa, não sobra um pacote de arroz para dar ao Nicolau…eu estou a recolher fundos…e você minha linda tem um pulso de atleta!”
Levanto-me da cadeira ainda a dançar de alegria por não ter diabetes e por me poder ir refastelar num banho de glicose.
A minha companheira “bacana” cai pesadamente na cadeira antes ocupada por mim e a Lúcia luta com ela para lhe agarrar o dedo, desinfecta-lhe o mesmo a custo e pica-a sem piedade. “Nãooooo!” grita a pálida “bacana” e, ao ver jorrar uma mangueirada de sangue do seu dedo, desfalece imediatamente, desmaia e caí no chão sujo do metro do Marquês de Pombal…Ela tem aversão a agulhas e a sangue e ninguém se lembrou…
Toda a equipa do INEM e várias corporações de bombeiros foram forçadas a deslocar-se ao local.

5 comentários:

Unknown disse...

Paranoia = 0.
Isto faz-me lembrar uma história que o meu pai conta.. Não tanto pelo desmaianço, mas pelo oposto a isso (digamos, indiferença à dor).

O meu pai e uns amigos lá no minho, passavam por uns campos cultivados para chegar 'algures'. Um dia, estavam a fazer o caminho de sempre, atravessando esses ditos campos. Assim que atingem o lado oposto do campo, acham estranho um certo som que todos ouvem. Um *chlop chlop* de andar em poças de água (num dia de sol). E olham para trás, observando assim as poças de sangue deixadas por um dos elementos do grupo, pois tinha pisado um prego nos campos cultivados. Andou para o hospital ainda.

O 8 e o 80. Meninas, pah! (no offense =P)

**

Mariana disse...

Pá... eu... sou solidária com a "bacana". Parece ser uma miúda muito fixe, inteligente, bonita, culta, simpática. Já disse inteligente?

Kikas disse...

:O que mau! eu também sou solidária com a "bacana", ahah

Anónimo disse...

Um salsicheiro,que não sei se ainda existe,numa salsicharia que já não existe(continuem a comer salsichas à vontade!)viu-se derepente sem metade do indicador direito quando moia a carne para a salsicha às 5h. da manhã, sugado e imediatamente moido pela picadora industrial,enrolou a mão em um pano fez a salsicha após isso foi ao hospital e ficou com 19/5 dedos...a partir desse dia bastava insurgir-se em alguma situação que não lhe quadrasse que logo surgia alguém para contar a sua história!cuidadinho com o bicho...bacana põe os olhos nestes portugueses de "antanho"!...

Anónimo disse...

bem,já agora junto a minha história macabra: uma jovem da mha terra ia sentada em cima de uma gadanheira mecânica na horta dela, subitamente o cabelo dela ficou preso na gadanheira, ela jogou a mão para o puxar e foi o braço afinal k levou. Moral da história: apanhem o cabelo qnd forem numa gadanheira e qnd utilizem uma máquina depilatória haha