segunda-feira, 18 de junho de 2012

WCs Internacionais - Parte II

É com enorme orgulho que tenho a declarar que as melhores sanitas que andam por esse mundo fora são as portuguesas. Bom, no mundo não posso confirmar, mas pelo menos na Europa devem ser.

Passo a explicar o porquê de ter chegado a esta brilhante conclusão. Eu, pessoa altamente viajada e conhecedora de inúmeras casas de banho estrangeiras, reparei que as sanitas francesas, por exemplo, têm uma rampa horizontal onde o chamado "cocó" cai. E aí fica! Dificilmente arrastado pela água do autoclismo, há que empurrá-lo com o piaçaba. É muito desagradável.
Já as retretes inglesas são completamente verticais. Assim, quando o cagalhoto cai faz um muito incómodo splash que molha o rabinho do seu criador. Normalmente, no fundo da sanita, já existe algum xixi, o que torna a situação deveras arrepiante.

Agora, as sanitas portuguesas, essas sim, são bem pensadas! A querida latrina lusa possui uma rampa oblíqua, pelo que o excremento desliza suavemente até chegar à água. Não há rabinhos molhados com águas duvidosas nem necessidade de utilizar o piaçaba. A não ser, claro, que o cocó esteja menos sólido que o normal.

Sem comentários: