sábado, 4 de julho de 2009

Episódios macabros de sábado de manhã


Hoje, a caminho do estágio de orquestra da ESML, tive uma das conversas mais estranhas e, diria até, assustadoras da minha ainda curta existência.

Infelizmente, aos sábados, o autocarro 799 que costumo apanhar para chegar à Escola, não circula. Como é óbvio, desconhecia totalmente este relevante facto e esperei uns 20 minutos pelo autocarro. Ao 21º minuto de espera achei por bem verificar o horário do 799 e contra factos não há argumentos: fui para outra paragem e apanhei a carreira 3.

Entrei no autocarro e sentei-me ao lado de uma velhota com excesso de peso. Como o autocarro 3 estava a dar voltas labirínticas por Benfica, zona que desconheço por completo, decidi perguntar à senhora de idade se aquele autocarro parava efectivamente ao pé da Estação de Benfica, porque sinceramente, já não confio em mim própria no que diz respeito a confirmação de horários e percursos da Carris, essa nobre instituição.

- Oh, menina! Pára, sim senhor! - respondeu a senhora exibindo os seus seis dentes.

- Muito obrigada!

Simpática a senhora. Achei eu.

- Sabe que eu quando vou à casa de banho para mijar, faço de pé!

Esta conversa é comigo? Não pode ser... Com certeza é na sequência de uma qualquer conversa com outra velhota e que eu, na minha distração habitual, nem ouvi.

A velhota agarra-me no antebraço com força. É mesmo comigo que ela fala.

- É assim, eu pego em papel higiénico e levanto o tampo da sanita, depois arregaço as calças e mijo! - explica-me, presenteando-me com um gafanhoto semi-sólido que aterra na minha bochecha esquerda, demasiado perto da boca do que eu gosto de recordar. Se por um lado estava petrificada, por outro perguntava-me que queria ela dizer com arregaçar as calças para urinar, mas não ousei perguntar. Na verdade, não sei se queria mesmo saber a resposta. - Era assim que eu fazia, quando era peixeira e trabalhava no Cais do Sodré! Mas agora aquilo é tudo restaurantes. Estão lá todas! Todas! Casadas, viúvas, solteiras! Agora vai tudo para lá!

Este discurso não me pareceu coerente mas eu confesso que o meu cérebro encontrava-se 30% focado na conversa e 70% concentrado num gafanhoto branco que bailava nos lábios rugosos da senhora e que ameçava saltar para o meu olho cada vez que ela dizia um "F" ou um "P".

- Oh menina! É aqui a Estação de Benfica! Tem de sair agora!!!

Saí atrapalhada do autocarro, brutalizando os passageiros com o violoncelo que levava desajeitadamente às costas, apenas com uma alsa.

Hoje de manhã não precisei de beber café.

7 comentários:

Daisy Maria disse...

meu Deus! anda gente assim à solta?? ME-DO :O xD

Madalena disse...

Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Macaca, isto está demais! E a tua descrição é excelente!!!!!!!!!

Breda disse...

Ok, isto vai passo-a-passo, acabei de ler isto: "Sabe que eu quando vou à casa de banho para mijar, faço de pé!" e ....bem, ok, uma frase de cada vez, mas preparo-me para muito medo mesmo, ufff, vamos lá, córáge

Breda disse...

"presenteando-me com um gafanhoto semi-sólido que aterra na minha bochecha esquerda, demasiado perto da boca do que eu gosto de recordar". ADORO o modo como descreves os factos, imperdível. Eça de Queirós, aprende como não entediar XD

Breda disse...

Mary, é raro ter tanto terror de gafanhoto branco como o que me transmitiste hoje depois de ler isto, vá lá que a conversa foi tão curta...k sorte!! E bem, sim, há mtas pessoas ainda assim, tb...foste num autocarro k passa por Benfica, eventualmente Damaias e etc,é caso ter sorte, ou azar! ^_^'

A Voz da Ignorância disse...

Não posso de deixar de estar solidário com a pobre velhinha dos gafanhotos, até porque afinal quando eu vou à casa de banho para mijar, também o faço de pé!
Na realidade, ainda fez de GPS e ainda te indicou a saída! Ahhh MULHER DE TOMATES.... QUE MIJA EM PÉ E É DONA DE UMA PRODUÇÃO INTENSIVA DE GAFANHOTOS (que são uns bichinhos mt apreciados pelos nossos parentes asiáticos...)
lolololo
:P

thaeos disse...

Vá lá, vê o lado positivo da coisa...não tiveste de gastar dinheiro num café!! :P

E admite lá, ficaste curiosa de saber como é que ela conseguia fazer tal proeza de urinação vertical...Hm, cá para mim, devem ser uns músculos especiais, fruto duma mutação genética piscícola, derivada do trabalho de peixeira.

Interessante caso de estudo anatómico!! :P