sábado, 8 de novembro de 2008

Existe sempre uma razão lógica

Uma das disciplinas base do curso de Medicina Veterinária é a Bioquímica. É uma cadeira tão fundamental que o regente da mesma considera-a mais importante que a Anatomia, razão pela qual dedicámos 3 (três) semestres do currículo académico, das nossas vidas e as nossas férias de Verão à Bioquímica.

É graças à Bioquímica que hoje sei pormenorizadamente (enfim, hoje se calhar já não pormenorizadamente) o processo de Fotossíntese, tema 12 do 3º Semestre, fulcral para o conhecimento geral do Médico Veterinário.


E a Fotossíntese é estudada porquê? Porque existem gatos com olhos verdes, ricos em clorofila. E não menosprezemos a importância crescente dos novos animais de companhia, como as iguanas, verdadeiros animais fotossitéticos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Hm, tinha um colega de curso que durante a hora de almoço se deitava num dos bancos da faculdade, ao sol, durante uns bons 15min... Quando o interrogámos uma vez sobre o porquê de fazer sempre isso, respondeu: "Estou a fazer a fotossíntese! Assim poupo na comida!!"...Sempre o achei um bocado esverdeado, realmente...Será que ele pode ser classificado como pertencente a essa selecta categoria de animais fotossintéticos??

Mas, não obstante, até acho que o professor está a ser previdente, pois nunca se sabe quando algum de vocês, alunos de Medicina Veterinária, se pode vir a interessar por esse outro fascinante ramo médico, que é a Medicina "Vegeterinária", onde se aprende a cuidar das plantas (que, coitadas, também são gente...afinal anda por aí muito nabo à solta, a começar por alguns profs...)!!! :P

Mariana disse...

Tenho uma amiga que me chama "violonterinária"!

Um dia serei vetevegeviolonterinária.

Anónimo disse...

Ora aí está uma profissão aliciante, ser uma futura v-v-v-terinária (acho que é uma boa abreviatura para vetevegeviolonterinária)!! :D

Anónimo disse...

Uma pessoa até fica gaga!

Anónimo disse...

Tás indignada? Isto porque não tiveste 2 semanas a marrar intesivamente sobre citocromos com nomes esquisitos a propósito da fotossíntese. Fotossistemas... fotões... electrões... FEIRÕES...!
Enfim... tive de apresentar a aula teórica de Fotossíntese, primeiro porque o professor não percebia nada disto, depois pq os alunos estavam super-interessados em dar estas aulas (mentira!).
Bem... agora o resultado.
- Eu estive 15 minutos a falar...
- Os alunos estiveram 15 minutos no bar...
- O prof esteve 15 minutos a dormir
e concluiu que ahhh e tal... (não percebeu nada do que disse)!
:D
Agora recalaquei esse tema da minha vida... plantas... bem longe!!!

Anónimo disse...

Ah pois, não vêm falar com os entendidos, e depois é no que dá!! :P