terça-feira, 14 de abril de 2009

O poder do vermelho - III - Poder ao Quadrado


Hoje, passava eu, inocentemente, pelo Hospital D. Estefânia, com o meu violoncelo às costas e vestindo o meu casaco vermelho, quando, de repente, e sem aviso prévio, se iniciou uma chinfineira infernal! Parecia que as alminhas do Inferno se tinham escapado e gritavam, exorcizando o seu sofrimento Eterno. Os transeuntes, eu incluída, assustaram-se; uma velhota chegou mesmo a sofrer uma síncope, desfalecendo em cima de um senhor de meia idade que, ainda em choque, mal conseguiu amparar a queda da geriátrica.

Eram os pavões do Hospital, que gritavam, enraivecidos, ao meu violoncelo, o seu ódio exacerbado pelo acompanhamento rubro do meu casaco. Empoleirados na rede da sua gaiola de 350x200 centímetros por 250 centímetros de altura, não se cansavam de vociferar furiosamente, assustando as criancinhas, que rapidamente iniciaram um choro incoercível, que nem as enfermeiras nem os pais conseguiam sossegar.

Todas as pessoas estavam assustadas e alarmadas; ninguém compreendia o que se passava. Excepto eu. Eu sabia o que originara aquele espectáculo de horror - a dupla encarnada. Assim afastei-me do local, observando por cima do ombro a confusão geral que deixava para trás: as enfermeiras e pais que tentavam acalmar as criancinhas, os peões que tentavam reanimar a velhota, pois não conseguiam deslocar 93,6 Kg de peso-morto da entrada rodoviária para o Hospital, o que contribuia para o crescente e impaciente engarrafamento da Rua Jacinta Marto.

Mal saí do campo de visão dos pavões, estes calaram-se, voltando à sua rotina diária, que consiste em nada fazer. As criancinhas continuaram o pranto, até que perdi o seu som à medida que descia a rua.

Decididamente preciso adquirir uma capa nova para o meu violoncelo. Talvez seja prudente usar menos este casaco. Certamente nunca mais sairei em público com esta mortal combinação!

8 comentários:

Madalena disse...

Piggy querida, tens de escrever um livro! És tão cómica =) beijinhos!

Mariana disse...

Short Stories by Mariana

Agrada-me.

Madalena disse...

Sim! Me gusta! Já estou a imaginar o dia do lançamento, com um quarteto de cordas e tudo a tocar temas cómicos. LOL =P

Mariana disse...

Exijo que o quarteto toque o Entertainer, de Scott Joplin (http://www.youtube.com/watch?v=fPmruHc4S9Q).

Tem é de ser a versão Quarteto Arcatta que tem muito mais piada que qualquer versão que por aí ande. Digo, por experiência própria, que é impossível tocar do início ao fim sem perder as forças, deixando o arco cair. Não menosprezando o choro associado, na tentativa de não rir, que às tantas torna impossível ver a partitura!

DEcididamente têm de ser o Quarteto Arcatta a tocar o Entertainer. Eles que encontrem um violoncelista mais crazy que eu! :p

A voz da ignorância disse...

Eu sei porque é que o teu violoncelo assusta criancinhas e animais....!!!
Eu sei...!!!! E não é do vermelho!!!!
"Eles vêem pessoas mortas!"
O teu violoncelo está assombrado!!!!!!!!!! Tem uma alma penada agarrada!!!!! Quem sabe a dona anteriora que foi assassinada num teatro com um arco de violoncelo espetado no coração.... meddoooooooooo

Mariana disse...

Estás a confundir com o meu antigo violoncelo. Esse é que pertenceu à violoncelista brutalmente assassinada. Vendi-o a uma miúda de 13 anos. Nunca mais se ouviu falar dessa rapariga.

A voz da sapiência disse...

Bem, estes posts estão a ficar macabros. Humor negro. Tim Burton. Uhmm...

Mas não foi a menina que desapareceu. Foi o seu cão. Podias escrever uma história sobre o desaparecimento misterioso desse cão. Era um cão musical muito sensível.

Anónimo disse...

Eu sei o que é! Sao as almas do porquinho da india e do hamster que estao entranhadas no bordeaux da capa do violoncelo.